A Roda do Dharma

Os 7 símbolos máximos do budismo representação

Os 7 símbolos máximos do budismo representação – O que são símbolos senão a representação de mensagens, ainda mais numa religião que contém tantas escolas e tradições.

O budismo, conforme foi se ramificando, também foi adotando certos símbolos máximos, de acordo com o lugar onde é praticado, e abaixo alguns dos maiores:

O Nó Sem Fim

Os 7 símbolos máximos do budismo representação
Os 7 símbolos máximos do budismo representação

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse tipo de nó, que existe até em joias, carrega o significado de todas as interconexões entre o material e o espiritual, fazendo com que o adepto entenda que ele não é um indivíduo isolado, mas sim parte de algo maior.

Muito utilizado, também, para representar a relação entre a sabedoria e a compaixão, entre a vida espiritual e a ancestral.

A árvore de Bodhi

A árvore de Bodhi
A árvore de Bodhi

 

 

 

 

 

 

 

A árvore Bodhi simboliza a árvore original em Bodh Gaya, na Índia, onde o Buda histórico, conhecido como Siddhartha Gautama, sentou-se para meditar até alcançar a iluminação.

Atualmente você pode visitar Bodh Gaya e onde a árvore original foi, agora você pode ver um descendente que ainda deixa os muitos monges e visitantes que vêm para se inspirar.

Os 7 símbolos máximos do budismo representação

A Flor de Lótus 

flor de lótus
Flor de lótus

 

 

 

 

 

 

 

A flor de lótus representa a pureza primordial do corpo, fala e mente que flutuam sobre a lama, que por sua vez representam emoções negativas como apego ao físico e desejo.

A Roda do Dharma

A Roda do Dharma
A Roda do Dharma

 

 

 

 

 

 

Roda do Dharma” é um símbolo representando o dharma no Hinduísmo e nos ensinamentos do Buda sobre o caminho para a iluminação. É também algumas vezes traduzida como roda da doutrina ou roda da lei. Um símbolo parecido é usado no Jainísmo.

Os Olhos de Buda

Os Olhos de Buda
Os Olhos de Buda

 

 

 

 

 

 

Eles também são conhecidos como “olhos da sabedoria” e muitas vezes podem ser encontrados nos lados das estupas.

Esses olhos são um símbolo da presença da consciência divina em tudo o que existe. A linha ondulada no meio dos olhos é o símbolo sânscrito de 1, simbolizando a unidade de todas as coisas.

Finalmente, o ponto entre os dois olhos é o terceiro olho e simboliza o verdadeiro despertar espiritual.

Vajra

Vajra
Vajra

 

 

 

 

 

 

Este é um símbolo do budismo tântrico e representa o poder espiritual e a firmeza do espírito. O vajra combina os atributos de um diamante: pureza e resistência, bem como a energia do raio. Também representa criatividade e poder.

Buda

Buda
Buda

 

 

 

 

 

 

O Buda não é um símbolo para a adoração porque Buda não é um deus, mas um ser humano que alcançou a iluminação através do nobre caminho óctuplo. As imagens de Buda não pretendem convidar a idolatria, mas sim lembrar-nos do potencial de iluminação e do estado de Buda que existe em cada um de nós.

 

Please follow and like us:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *